segunda-feira, 8 de abril de 2013

Triste Fim de Policarpo Quaresma - Personagens (parte 4)

Contra-almirante Caldas: burocrata das repartições, nunca conseguiu embarcar. Certa vez, deram-lhe o comando de um navio existente, como não conseguiu encontrá-lo, apresentou-se aos superiores, foi, preso e submetido a julgamento.
... todo o seu azedume contra a Marinha se concentrou num longo trabalho de estudar leis, decretos, alvarás, avisos, consultas que se referiam a promoção de oficiais. (Capítulo III - Primeira parte)
Inocêncio Bustamante: Tinha a mesma mania por demandas do Caldas.
 Era renitente, teimoso mas servil e humilde. Antigo voluntário da pátria, possuindo honras de major, não havia um dia em que não fosse ao quartel-general ver o andamento do seu requerimento e de outros. (Capítulo III - Primeira parte)
Vivia solicitando medalhas, honras de tenente-coronel etc., acaba se fixando em apenas um ideal: a aposentadoria.

Genelício: bajulador e oportunista, fazia tudo para subir na vida.
Empregado do Tesouro, já no meio de carreira, moço de menos de trinta anos, ameaçava ter um grande futuro. Não havia ninguém mais bajulador e submisso que ele. Nenhum pudor, nenhuma vergonha! Enchia os chefes e os superiores de todo incenso que podia. [...] Acresce que Genelício juntava à sua segura posição administrativa, um curso de direito a acabar; e tantos títulos juntos não podiam deixar de impressionar favoravelmente às preocupações casamenteiras do casal Albernaz. (Capítulo III - Primeira parte)
Floriano Peixoto: Segundo presidente da República. Representa uma caricatura política, aqui apresentado com desprezo critico do narrador, que afirma sua imagem.
Era vulgar e desoladora. [...] Demais, a sua educação militar e sua fraca cultura deram mais realce a essa concepção infantil, raiando-a de violência, não tanto por ele em si, pela sua perversidade natural, pelo seu desprezo pela vida humana, mas pela fraqueza com que acobertou e não reprimiu a ferocidade dos seus auxiliares e asseclas.  (Capítulo I - Terceira parte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário