quinta-feira, 25 de abril de 2013

Cálice - parte 3

Continuando com a análise da música..

Como é difícil acordar calado
Se na calada da noite eu me dano

  • Obrigação de ficar calado após passar por noites de tortura ou idealismo
  • Como ficar quieto com o que acontece;
  • Como segurar algo que é a realidade
 Quero lançar um grito desumano
Que é uma maneira de ser escutado

  • Se por em risco para ver o que acontece
  • Sair do contexto
 Esse silêncio todo me atordoa

  • Sofrer
  • Tortura
  • Não falar nada
Atordoado eu permaneço atento

  • Estar alerta
  • Não entregar
  • Mesmo fora de si, não poder falar nada
Na arquibancada pra a qualquer momento 
Ver emergir o monstro da lagoa

  • Esperar o regime (ditadura) ser derrubado
  • Mecanismos
  • Falhas
  • Soluções
De muito gorda a porca já não anda (cálice)

  • Poder "podre"
  • Corrupção
  • Tanta coisa errada que o governo fica na mesma
De muito usada a faca já não corta

  • Não combate nada
  • O que mantinha as coisas em ordem já não funciona mais
  • Inoperância
  • Nada corta o mal pela raiz
Como é difícil, Pai, abrir a porta (cálice)

  •  Se livrar do sistema
  • Saída do contexto violento
  • Entrada para um novo tempo
Essa palavra presa na garganta

  • Livre expressão
  • Querer falar, mas não poder com medo
Esse pileque homérico no mundo

  • Remete a Homero
  • Intensidade
  • Embriaguez
De que adianta ter boa vontade?

  • Cansaço
  • Não poder fazer nada
  • De que adianta querer e não poder fazer?
Mesmo calado o peito resta a cuca

  • "Posso não 'sentir' mas posso pensar"
  • Mesmo sem liberdade o homem não perde a mente
 Dos bêbados do centro da cidade

  • Loucura / estar fora de si
Talvez o mundo não seja pequeno (cale-se)

  •  Esperança
  • Dúvida
  • Talvez haja mudança
Nem a vida seja um fato consumado (cale-se)

  • Uma vida imposta
  • Rebaixamento da vida a um status de pequena importância
Quero inventar meu próprio pecado (cale-se) 

  • Autorreconhecimento
  • Valorização de si
  • Criar as próprias regras
Quero morrer do meu próprio veneno (cale-se)

  • Ser culpado pelo o que EU fiz
  • Ditadura
Quero perder de vez tua cabeça (cale-se)

  •  "Falando" com a ditadura
  • Perder a "prisão" ditadura
Minha cabeça perder teu juízo (cale-se)

  • Perder a ditadura
  • Julgamento
  • Liberdade
Quero cheirar fumaça de óleo diesel (cale-se)
Me embriagar até que alguém me esqueça (cale-se)
  •  Alucinação
  • Fingir para continuar atento 

Nenhum comentário:

Postar um comentário