Felizardo: muito trabalhador, foi contratado por Quaresma. Casado com a curandeira Sinhá Chica.
Era magro, alto, de longos braços, longas pernas, como um símio. (Capítulo III - Segunda parte)Muito conversador, leva-e-traz. Rebentando a Revolta da Esquadra, foge para o mato para não ser recrutado
Tenente Antonino Dutra: escrivão da Coletoria de Curuzu, encarna, juntamente com o doutor Campos, os piores vícios de nossa política do interior. Foi se apresentar a Policarpo para conhecer suas posições políticas. Por não conseguir nada dele, depois de um tempo, atacou o major pela imprensa e intimou-o a pagar 500.000 réis de multa, por ter enviado umas batatas para o Rio, sem imposto.
Era um tipo comum, mas o que havia nele de estranho, era a gordura. Não era desmedida ou grotesca, mas tinha um aspecto desonesto. (Capítulo I - Segunda parte)Doutor Campos: médico, presidente da Câmara Municipal de Curuzu.
Era o médico do lugar, morava, porém, fora, na sua fazenda. (Capitulo III - Segunda parte)Médico medíocre, que sabia de cor uma meia dúzia de receitas, nas quais conseguira enquadrar as doenças locais. Tendo proposto um golpe a Quaresma, como este recusasse, passou a persegui-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário