sexta-feira, 5 de abril de 2013

Triste Fim de Policarpo Quaresma - Personagens (parte 3)

General Albernaz: general que,
Durante toda a sua carreira militar, não viu uma única batalha, não tivera um comando, nada fizera que tivesse relação com a sua profissão e o seu curso de artilheiro. (Capítulo I - Primeira parte)
Generoso e leal, apresenta como uma das suas grandes preocupações casar suas filhas e arranjar pessoas influentes que facilitem a entrada do filho no Colégio Militar.

Vicente Coleoni: antigo amigo de Policarpo,
Quintandeiro ambulante, fora fornecedor da casa de Quaresma há vinte e tantos anos (Capítulo II - Primeira parte)
Tornaram-se compadres, uma vez que Policarpo é escolhido como padrinho de Olga, sua filha. Imigrante italiano a quem Quaresma emprestara dinheiro num momento difícil e que, vindo a prosperar em quitandas e na construção civil, jamais perdeu a gratidão. Bom e correto, mostrou-se sempre fiel a Quaresma, embora não chegasse a compreendê-lo totalmente.

Cavalcanti: noivo de Ismênia que teve o curso de odontologia custado pelo futuro sogro. Formado, dirigiu-se para o interior e nunca mais deu notícias
Para aquela gente toda, Cavalcanti não era mais um simples homem, era um homem e mais alguma coisa sagrada e de essência superior (Capítulo III - Primeira parte)
Doutor Armando Borges: personifica o pedantismo e a falta de escrúpulos.
Médio e rico, pela fortuna da mulher, ele não andava satisfeito. A ambição de dinheiro e o desejo de nomeada esporeavam-no. Já era médio do Hospital Sírio, onde ia três vezes por semana e, em meia hora, via trinta e mais doentes. Chegava, o enfermeiro dava-lhe informações, o doutor ia, de cama em cama, perguntando: "Como vai?" (Capítulo V - Segunda parte)
Seu grande sonho era ser médico do estado, e valeu-se da rebelião para alcançar seus objetivos. Desonesto, roubara escandalosamente de uma órfã rica - o que lhe valeu o desafeto da esposa. Achava que seu pergaminho e o anel de doutor tornavam-no superior aos mortais comuns.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário