quinta-feira, 28 de março de 2013

O projeto: "Sei que nada será como antes"

Apresentação:
"Um projeto que, através da leitura, da análise, da pesquisa e da troca de experiências, leva o aluno a se perceber como parte importante da sociedade em que está inserido, fazendo-o refletir sobre as relações e os efeitos da convivência humana na sociedade"

Justificativa
Os professores do Colégio Satélite (Jeferson Gomes de Artes, Nathali Neves de Históra e Tatiana Evangelista de Língua Portuguesa) perceberam que a realidade atual vem afastando cada vez mais os alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência dificuldades marcantes que diagnosticado na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.
Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da experiência.
O aluno deve perceber  que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário